A partir de 2020 só haverá smart eléctricos!

A novidade nem se pode considerar propriamente bombástica, até porque já é a política da marca, por exemplo, para o mercado norte-americano. Mas, no Velho Continente, a smart ainda vai vendendo os seus três modelos – fortwo coupe, fortwo cabrio e forfour – com motores a combustão. Mas isso vai acabar e, dentro de poucos anos, a oferta ficará reduzida apenas à versão eléctrica!

No caso do smart estamos a falar da variante denominada "electric drive" que, na sua versão actual, consegue uma autonomia real de cerca de 120 km citadinos – menos se meter alguma estrada pelo meio… – e arranques nos semáforos que deixam a maior parte dos carros para trás. Ou seja, os smart fortwo ou forfour ed são autênticos animais de cidade e justifica-se plenamente que estejam equipados com mecânicas eléctricas e sem emissões.

Foi a marca que faz parte do grupo Daimler que anunciou que, a partir de 2020, acabam-se os motores a combustão e que, agora também na Europa, as suas vendas estarão resumidas às mecânicas elétricas, sem emissões poluentes. E os adeptos das versões mais divertidas feitas pela Brabus não precisam de ficar preocupados, pois aquele preparador também já vem trabalhando em versões do fortwo ed… com mais uns electrões!

Em destaque